O banco central da China declarou no último sábado (2) que vai expandir mais ainda um projeto-piloto para sua moeda digital para outras regiões, incluindo cidades na província de Zhejiang, no leste. As informações são da Reuters.
O Banco da China do Povo declarou que vai promover a pesquisa e desenvolvimento de yuan digital, batizada de e-CNY, e expandirá o escopo do projeto-piloto, segundo um comunicado.
Tianjin, Chongqing, Guangzhou, Fuzhou, Xiamen e seis cidades na província de Zhejiang serão acrescentadas às dez grandes cidades “piloto” para testar o uso da e-CNY, afirmou.
As cidades em Zhejiang, que incluem a capital da província, Hangzhou, vão receber os Jogos Asiáticos no mês de setembro.
O Banco intensificou os testes de sua moeda digital nos últimos anos e esperava aproveitar as Olimpíadas de Inverno de Pequim para ter uma oportunidade de promover a globalização do yuan.
Em contrapartida, o plano de Pequim foi frustrado por uma exclusão de torcedores estrangeiros induzida pela Covid-19. Ao contrário, foi tomado por um público local incapaz de usar os seus aplicativos habituais de pagamentos digitais.
O comunicado do banco também disse que Pequim e Zhangjiakou, que co-sediaram os Jogos de Inverno em fevereiro, também vão se tornar cidades piloto para a e-CNY.