O diretor de organização do sistema financeiro e resolução do BC (Banco Central), Renato Gomes, comentou nesta quinta-feira (24) que as incertezas existem tanto no cenário doméstico como no externo.
Durante participação em evento sobre conjuntura econômica e inovação financeira, organizada pelo HSBC, em Washington, nos EUA, o dirigente do BC destacou que a decisão de iniciar o aperto gradual no ciclo de política monetária auxilia o BC a comunicar aos mercados que a autarquia está seguindo a mesma função de reação de antes.
Em setembro, o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu elevar a Selic (taxa básica de juros), que saiu de 10,50% para 10,75% ao ano na última reunião.
Enquanto isso, considerando o cenário externo, Gomes citou que a eleição nos EUA pode afetar “severamente” as condições financeiras para a curva de juros e afetar os mercados emergentes.
Avaliação do dirigente do BC sobre o cenário doméstico é que a atividade está resiliente e o mercado de trabalho apertado.
BC divulga planilha com histórico de votações do Copom
O BC (Banco Central) divulgou nesta quarta-feira (16) uma planilha com o histórico de votações do Copom (Comitê de Política Monetária), contendo informações sobre as decisões, placares e votos de cada membro.
O BC também comunicou que essas informações já eram públicas, mas agora estão organizadas de maneira estruturada. Segundo a autoridade monetária, outras autarquias internacionais disponibilizam informações de forma semelhante, como nos EUA, Suécia, Hungria e Reino Unido.
Na planilha, por exemplo, é possível ver quantas reuniões na história do Copom foram decididas por unanimidade ou com divisões. Além disso, é possível consultar como cada membro votou em cada uma das reuniões em que participou.
Para acessar, basta visitar a página do Copom no site do BC e clicar no link “Histórico de votações do Copom”.