BC: prévia do PIB indica alta de 4,5% na economia

A prévia adiantada pela autarquia monetária revela um desempenho abaixo do esperado.

O Banco Central (BC) informou na manhã desta sexta-feira (11) que seu Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado um indicador prévio de desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), no qual indica que a economia brasileira registrou crescimento de 4,5% em 2021.

O resultado oficial do principal indicador das atividades econômicas nacionais será divulgado somente em 4 de março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, a prévia adiantada pela autarquia monetária revela um desempenho abaixo do esperado. A expectativa de economistas consultados pela Bloomberg era de que o indicador apresentasse crescimento mensal de 0,5%.

Se o PIB confirmar o IBC-BR, mostrará recuperação da economia brasileira após o forte tombo de 4,1% registrado em 2020 causado pela pandemia de Covid. A queda em 2020 representou a maior contração desde o início da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1996.

Já era esperada uma desaceleração em relação ao mês anterior, já que em novembro o índice avançou 0,65%. No terceiro trimestre, o PIB veio negativo e trouxe de volta a chamada recessão técnica, que se caracteriza por dois trimestre seguidos de retração.
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile