BcE eleva taxa de juros para 0,25% ao ano

O Banco Central da Inglaterra elevou o indicador em 0,15 ponto percentual para conter a inflação

Visando conter a inflação no Reino Unido, o Banco Central da Inglaterra (BcE) elevou a taxa básica de juros em 0,15 ponto percentual, aumentando o indicador em 0,1% para 0,25% ao ano. A medida marca a primeira elevação da chamada taxa bancária, desde a emergência da crise econômica provocada pelo coronavírus, em março de 2020. A decisão não foi unânime no Comitê de Política Monetária (MPC), com apenas um voto contrário entre 9 dirigentes.

Segundo comunicado, o banco julgou que algum “aperto modesto” seria necessário para assegurar o retorno da inflação à meta de 2%. O BoE decidiu também manter o programa de relaxamento quantitativo (QE) em 895 bilhões de libras (R$ 6,79 trilhões), com consenso total dos membros. 

A equipe de especialistas da instituição cortou a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) britânico de 1% a 0,5% no quarto trimestre ante o anterior, citando a emergência da variante Ômicron do coronavírus. Na visão do BoE, a cepa deve pesar sobre a atividade no curto prazo, mas o impacto na inflação ainda é incerto.

Embora alguns analistas defendessem a possibilidade de aumento de juros, o mercado como um todo esperava que a taxa básica de juros seria mantida em 0,1%, devido ao forte impacto da Ômicron no Reino Unido. O país voltou a endurecer restrições à mobilidade e registrou recordes de casos.
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile