Para 3,50%

BCE mantém trajetória de queda e corta juros em 0,25 p.p

O banco reiterou que manterá as taxas de juros restritivas pelo tempo necessário para alcançar a meta de inflação de 2% no médio prazo

BCE
Foto: Christine Lagarde, presidente do BCE/Fotos públicas

O BCE (Banco Central Europeu) deu segmento à trajetória de queda observada desde junho e cortou em 0,25 ponto percentual a taxa de juros sobre depósito – de 3,75% para 3,50%.

Já a taxa de refinanciamento caiu de 4,25% para 3,65% e a de empréstimos de 4,50% para 3,90%.

“Com base na avaliação atualizada do Conselho do BCE sobre as perspectivas de inflação, a dinâmica da inflação subjacente e a força da transmissão da política monetária, é agora apropriado dar mais um passo na moderação do grau de restrição da política monetária”, disse o banco em comunicado.

O BCE reiterou que manterá as taxas de juros suficientemente restritivas pelo tempo necessário para alcançar a meta de inflação de 2% no médio prazo de forma oportuna, e que continuará a adotar uma abordagem dependente dos dados e reunião por reunião para determinar o nível e a duração apropriados da restrição.

BCE inaltera projeções para inflação e sobe a do PIB

O BCE manteve inalteradas suas projeções para a inflação na zona do euro, em 2,5% para este ano, 2,2% para 2025 e em 1,9% para 2026, afirmando que dados recentes sobre inflação vieram em linha com as estimativas.

O banco afirma que a inflação deve acelerar na última parte deste ano, em parte porque as quedas acentuadas anteriores nos preços da energia sairão das taxas anuais, antes de recuar em direção à meta no segundo semestre do ano que vem.

A autoridade monetária vê alta de 0,8% no PIB deste ano, ante projeção divulgada em junho de alta de 0,9%, e espera crescimento de 1,3% em 2025, ante previsão anterior de 1,4%. Para 2026, a projeção também foi revisada para baixo, de 1,6% para 1,5%.