O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou na tarde desta quarta-feira (9) a ordem executiva instruindo agências de todo o governo federal estadunidense a estudar os possíveis riscos apresentados pela explosão na popularidade das criptomoedas e considerar a criação de uma moeda digital norte-americana (CBDC).
Assim como a ordem executiva também irá solicitar que o Departamento de Justiça estude se o Congresso precisaria autorizar a criação de uma moeda digital.
A ação já continha expectativa desde o início do segundo mês do ano, e necessita que os reguladores federais revisem os riscos que o mercado de criptomoedas de aproximadamente US$ 1,75 trilhão apresenta para consumidores, investidores e a economia em geral. Uma das análises esperadas é sobre o impacto que o crescimento dos ativos digitais pode ter na concorrência do mercado.
O banco central americano, Fed (Federal Reserve), a Securities and Exchange Commission (SEC, que funciona como a CVM dos Estados Unidos), e outras agências federais terão um prazo mínimo de 180 dias para preparar um relatório que indicará as novas ações regulatórias que a Casa Branca poderá tomar. Embora, em muitos aspectos, seja uma revisão inicial ampla, a ordem executiva da Casa Branca abre as portas para uma regulamentação federal mais substancial em um setor que as agências anteriormente evitavam ou abordavam aos poucos.