Após um ano de forte expansão para o Bitcoin, a maior criptomoeda do mundo foi reconhecida como o destaque positivo dos investimentos em renda variável de 2021 pela Genial Investimentos, frente uma valorização de 70,9%.
Nos últimos 12 meses, a moeda digital recebeu forte alavancagem ao ganhar maior adesão de players institucionais como a Tesla (TSLA) e a MicroStrategy, sendo que a empresa com foco business intelligence arrematou um total de 121 mil unidades do criptoativo no período.
Além disso, países como El Salvador aderiram seu uso e a aceitaram como moeda de curso legal como meio de pagamentos.
O índice norte-americano S&P 500, que inclui as 500 maiores empresas do mundo listadas e domiciliadas na Nyse e na Nasdaq, ficou com o segundo lugar da lista. O benchmark registrou retorno de 28,7% no ano passado.
Todos os onze setores do índice terminaram o ano com ganhos de dois dígitos, algo que não acontecia desde 2001, segundo a corretora. Os dados ainda revelam que nove deles reportaram avanços de 20% ou mais.
A respeito do desempenho positivo, ao todo 88% das empresas que compõem o S&P 500 conseguiram bons resultados. As maiores altas do ano ficaram por conta das produtoras de óleo e gás Devon Energy e Marathon Oil, que subiram 196,1% e 149,7%, respectivamente.
O último lugar no ranking dos investimentos em renda variável pertence ao Ibovespa (IBOV), que recuou 11,92% em 2021.