As vendas do varejo brasileiro no fim de semana da Black Friday, entre os dias 25 e 28 de novembro, veio acima das estimativas e avançou 6,9% em comparação com o mesmo período de 2020, de acordo com o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), divulgado nesta segunda-feira (29), pela Cielo.
O dado veio acima da previsão divulgada pela companhia no sábado, que apontava alta de 6,3%. Porém, apesar do crescimento em um ano, a data de promoções do varejo teve desempenho ainda menor que o registrado em 2019, com vendas 3,8% inferiores. O dado é nominal, ou seja, não tem desconto da inflação acumulada no período.
Em relação a 2020, a Black Friday teve vendas 16,4% maiores no varejo online, e 4% maiores no varejo físico. Veja os segmento com as maiores altas nas vendas:
1.Turismo e transporte (+46%);
2.Cosméticos e higiene pessoal (+15,3%);
3.Drogarias e farmácias (+7,2%);
4.Supermercados e hipermercados (+5,6%).