O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou, em comunicado, que realizou sua primeira estruturação de debêntures de infraestrutura. O lançamento foi da Gás Natural Açu (GNA), no valor de R$ 1,8 bilhão.
Em nota, o BNDES afirmou que a ação do banco faz parte de estratégia de atuar em parceria com o mercado de capitais e tem o objetivo de incentivar e alavancar potencial impacto dos empréstimos.
A emissão conta ainda com o BTG Pactual como coordenador-líder, além do BNP Paribas, do Bradesco e do ABC Brasil como coordenadores no sindicato de bancos da operação.
De acordo com o comunicado, foram investidos R$ 550 milhões nas debêntures incentivadas para a UTE GNA em São João da Barra, no Norte do Estado do Rio de Janeiro.
A GNA é uma joint-venture voltada para projetos sustentáveis de energia e gás, e foi a primeira a ser beneficiada pelo banco, com uma escritura de debêntures de infraestrutura. O BNDES pretende atrair mais investidores para co-financiar o projeto, no entendimento da instituição.