Os ministérios da Agricultura e da Economia assinaram, na noite da última segunda-feira (21), um convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para concessão de uma linha de crédito de US$ 1,2 bilhão para projetos de desenvolvimento em cadeias produtivas agrícolas. As informações são da Agência Brasil.
A linha de crédito, que estará disponível por dez anos, vai poder ser usada por entidades dos governos federal e estadual e de instituições financeiras que atuam como intermediárias com o setor privado, segundo as normas estabelecidas pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex).
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Agropecuário no Nordeste (AgroNordeste), será um dos benefícios. E terá US$ 230 milhões para o desenvolvimento de atividades econômicas e regularização fundiária e ambiental.
Segundo a avaliação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o projeto vai impactar os pequenos produtores. “Isso pode ser uma revolução para a agricultura familiar, porque é tudo o que eles precisam. Eu fiquei muito bem impressionada com os cases de sucesso dos pequenos produtores atendidos pelo programa AgroNordeste. A transformação é impactante, principalmente no Nordeste”.