Durante audiência pública na câmara dos deputados, nesta quarta-feira (07), o ministro da economia, Paulo Guedes, declarou que o Brasil está ‘de pé’ e assegurou não haver desorganização econômica. Ele afirma que, em um limite, esse cenário poderia motivar uma ‘guerra civil’, embora ressalte o dano psicológico das mais de 500 mil mortes por Covid-19.
O ministro caracteriza como “situação trágica” e completa dizendo que o país está vacinando em massa e que a economia segue ‘de pé’. Sobre isso ele destaca: “O papel da liderança é não perder a cabeça”.
O chefe da pasta também aponta diferentes recortes sociais e econômicos. Ele exemplifica dizendo que, ao passo que há pessoas que estão em casa assistindo netflix e trabalhando em home office, existe também o “cara lá embaixo” que vende churrasquinho na porta do estádio e que não poderia parar de trabalhar.
Guedes foi convocado pela Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara para falar sobre divergências em dados da Previdência apontadas por técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU). Ao final de sua exposição, o ministro abordou a atuação do governo na pandemia. “Tenho que dizer a verdade, e a verdade é que a economia está voltando com força”, disse.