Brasil: PIB cresce 4,6% em 2021 e supera perdas de 2020

No quarto trimestre de 2021, o PIB avançou 0,5%.

A economia, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB), do Brasil cresceu 4,6% em 2021, como foi dito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (4). O dado supera as perdas do ano anterior, quando a pandemia da Covid-19 começou a afetar o desenvolvimento do país contraindo a economia em 3,9%.

No quarto trimestre de 2021, o PIB avançou 0,5%, ficando em linha com a estimativa de analistas para a comparação anual.

Vale destacar que o dado computado entre outubro e dezembro teve elevação de 0,5% em relação ao mesmo intervalo de tempo em 2019, antes do Coronavírus afetar as atividades.

O bom resultado aponta para uma melhora em relação aos trimestres anteriores, quando o Brasil ingressou na “recessão técnica”, quando foram observadas duas quedas consecutivas no PIB.

Já o PIB per capita chegou a R$ 40.688 no ano passo, com elevação de 3,9% ante o ano anterior, quando recuou 4,6%, como foi antecipado pelo CNN.

No que diz respeito aos componentes do indicador, o IBGE destacou que as atividades do setor de serviços cresceram em 2021, com destaque para armazenagem, transporte e correio.

“O transporte de passageiros subiu bastante, principalmente, no fim do ano, com o retorno das pessoas às viagens. A atividade de informação e comunicação (12,3%) também avançou puxada por internet e desenvolvimento de sistemas. Essa atividade já vinha crescendo antes da pandemia, mas com o isolamento social e todas as mudanças provocadas pela pandemia, esse processo se intensificou, fazendo a atividade crescer ainda mais”, diz Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE.

 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile