O varejo brasileiro captou R$ 7,3 bilhões com vendas de eletrodomésticos e eletrônicos entre 1º e 28 de novembro de 2021. O montante é 0,6% inferior ao faturamento de um ano antes, como foi divulgado pela companhia de análise de mercado GfK. Para o cálculo não foram considerados os impactos da inflação. Em relação ao volume, o recuo foi de 1,5%, para 6,4 milhões de itens.
As quedas que mais se destacaram ocorreram em videogames e consoles, retraindo 37,3% em relação ao mesmo período em 2020. Já no que diz respeito às unidades, os ferros de passar sentiram queda de 3,1%, acompanhado pelos tablets, videogames e televisores, que tiveram vendas inferiores a 21,3%.
“Após a montanha de vendas que foi a Black Friday de 2020, com alta de 11,2% em faturamento sobre 2019, as vendas deste ano andaram de lado”, declara o diretor de varejo da GfK, Fernando Baialuna, ao Valor.
As vendas no varejo afetaram, diretamente, os resultados da Black Friday de 2021. À medida que as vendas on-line de eletrônicos e eletrodomésticos subiram 10,7% e de no mês passado, respondendo a 60% do faturamento, as lojas físicas venderam 13,8% menos.
“A expectativa de vendas nas lojas presenciais, que são pontos de maior interação com as classes C e D, não se concretizou, já que estas são as faixas de renda mais pressionadas pela inflação”, destaca Baialuna.