Estados Unidos

Buffett diz em carta anual que EUA devem ‘gastar com sabedoria’

“O papel-moeda pode ver seu valor evaporar se a insensatez fiscal prevalecer”, escreveu Buffett

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O megainvestidor Warren Buffett enviou uma mensagem de advertência ao governo dos EUA em sua carta anual aos acionistas da Berkshire Hathaway Inc., divulgada no sábado (22). Buffett pediu que Washington mantenha uma moeda estável e alertou sobre os riscos de uma política fiscal irresponsável.

“O papel-moeda pode ver seu valor evaporar se a insensatez fiscal prevalecer”, escreveu Buffett, de acordo com a CNN. “Em alguns países, essa prática imprudente se tornou habitual e, na curta história de nosso país, os EUA chegaram perto do limite”, acrescentou.

Aos 94 anos, Buffett também reconheceu sua idade avançada na carta, afirmando aos acionistas que agora usa uma bengala e que passará menos tempo respondendo às perguntas na reunião anual da Berkshire, em maio.

Apesar disso, ele garantiu aos acionistas que a companhia estará em boas mãos quando ele passar o comando do conglomerado para o vice-presidente Greg Abel, destacando que Abel “demonstrou vividamente sua capacidade” de alocar capital.

O relatório anual da Berkshire, divulgado juntamente com a carta de Buffett, mostrou um terceiro recorde consecutivo de lucro operacional anual, com um avanço de 27% em 2024, totalizando US$ 47,44 bilhões.

A companhia também encerrou o ano com um recorde de US$ 334,2 bilhões em caixa e equivalentes, refletindo as altas avaliações e as vendas agressivas de ações, principalmente da Apple (AAPL34). A Berkshire tem sido uma vendedora líquida de ações por nove trimestres consecutivos.

Mesmo com os receios em torno da situação fiscal do país, Buffett afirmou que sua empresa seguirá preferindo possuir ações, especialmente papéis dos EUA, em vez de capital, acrescentando que a holding “não está acabada”.

Buffett: ‘dólar pode evaporar se insensatez fiscal prevalecer’

Warren Buffett enviou, em sua carta anual aos acionistas da Berkshire Hathaway, uma mensagem de advertência ao governo dos EUA. Buffett pede que Washington trabalhe para manter a moeda norte-americana estável.

“O papel-moeda pode ver seu valor evaporar se a insensatez fiscal prevalecer”, escreveu. O investidor alertou que em alguns países a indisciplina regulatória se tornou habitual e que os EUA já chegaram muito perto do limite.

Apesar da preocupação com a situação fiscal do país, o acionista disse ainda preferir ações dos EUA e ainda mais ter mais certeza no em seus investimentos no mercado financeiro, ao invés de dinheiro. Como apurou o portal Invest, o sócio da Berkshire reforçou que sua companhia ainda é uma jogadora importante no cenário.

Durante a última década, o preço das ações da Berkshire subiram 225%, enquanto o índice das mesmas avançou 241%, incluindo dividendos, e 185% excluindo, segundo dados da Reuters.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile