Páscoa afetada

Cacau sobe mais de 80% e impacta valores da Páscoa

A razão para a alta da commodity, é a escassez de oferta, pelas fracas colheitas nas principais nações produtoras

Foto: Unsplash / Cacau
Foto: Unsplash / Cacau

O valor do cacau avançou 81,63% nos últimos 12 meses, os dados são do IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), publicado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Alinhado a isso, os custos de produção dos produtos lácteos aumentaram 50%, em outubro de 2023, segundo a Embrapa. 

A razão para a alta da commodity, é a escassez de oferta, pelas fracas colheitas nas principais nações produtoras, Costa do Marfim e Gana. As negociações  da tonelada no exterior, mais precisamente em Nova York, atingiram o recorde de US$ 10 mil, na terça-feira (26). 

Na tentativa de atrair a freguesia, os comerciantes oferecem a opção de parcelamento em até dez vezes para quem comprar ovos de Páscoa. De acordo com o jornal Tribuna de Minas, na maioria dos casos, o valor dos itens supera os R$ 70. 

Maria Aparecida Araújo (42), decidiu, neste feriado, comprar ovos de Páscoa tradicionais para presentear somente as crianças. Para os adultos, optou pelas barras de chocolate. 

“Assim, eu consigo economizar bastante e não passo em branco. Também devia ter comprado antes, dava para economizar mais, mas não deu tempo”, disse ela. 

Mercados do exterior impulsionam alta do cacau

Além do valor recorde pelo qual o cacau foi negociado nos EUA, nesta semana, no período de um ano, os preços saltaram cerca de 3 vezes. Ao passo que, apenas no ano passado, a alta foi maior que 130%, segundo o portal Terra.

O feriado da Páscoa carrega, não apenas o valor religioso da Semana Santa, para os seguidores de religiões cristãs e católicas, mas também a cultura de se apresentar com o chocolate. Sobretudo com o público infantil, mas também em outros ambientes como empresas.

Juliane Bonato de Araújo (41), trabalha como secretária e contou que, nas compras feitas para o sorteio na empresa em que trabalha, uma cesta com diversos itens foi montada, tentando se encaixar no orçamento reservado. 

Por isso, escolheram outros produtos dependentes do cacau, que não os ovos de chocolate, como caixas de bombom, para para montar o evento da Páscoa. “Esses produtos costumam ser os que compensam mais”, explicou ela.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile