Café com BPM: Dados da exportação na China agitam o mercado

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

Os mercados acompanham com atenção os dados das exportações da China, que cresceram 14,7% em março, na comparação anual. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (13) pela Administração Geral das Alfândegas do país asiático. Os resultados registram uma desaceleração perante os 16,3% observados no período de janeiro a fevereiro.

De acordo com economistas que foram consultados pelo jornal “The Wall Street Journal”, os resultados de março foram levemente superiores às projeções de 14%. Contudo, as importações chinesas recuaram  0,1% em março, após uma alta de 15,5% entre janeiro e fevereiro. A projeção do mercado avaliava um crescimento de 8% neste segmento.

A temporada de balanços corporativos começa nesta quarta (13) nos EUA. JP Morgan (JPMC34) e BlackRock (BLACK34) devem divulgar os seus resultados.

No cenário nacional, a Petrobras (PETR4) decide nesta quarta-feira (13) se aprova o nome de José Mauro Ferreira Coelho para presidir a companhia. O nome de Márcio Andrade Weber para a presidência do Conselho de Administração também será avaliado. O Comitê de Pessoas da petrolífera deu o aval para que Coelho assuma a Petrobras.

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quarta-feira (13), impulsionadas pelos dados de exportação da China, que tiveram um crescimento maior que o esperado. 

Na Europa, os mercados europeus operam em estabilidade, com os dados da inflação dos EUA, que foram divulgados na última terça-feira (12), ainda repercutindo nas bolsas. Os resultados relacionados à exportação na China e o início da temporada dos balanços corporativos nos EUA também estão no radar dos investidores.

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em queda de 0,69% na última terça-feira (12). Esta foi a terceira retração consecutiva. Já o dólar também teve queda 0,29% e fechou o dia com cotação de R$4,677.

Os índices futuros dos EUA operam em alta na manhã desta quarta-feira (13).

Segue o desempenho dos mercados futuros norte-americanos:

-Dow Jones Futuro (EUA), +0,28%
-S&P 500 Futuro (EUA), +0,29%
-Nasdaq Futuro (EUA), +0,37%

Bolsas Asiáticas

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quarta-feira (13). O mercado reagiu de forma positiva com os dados de exportação na China. As exportações de Pequim cresceram 14,7% em março, na comparação anual. O número foi maior do que a expectativa de 14%, segundo economistas consultados pelo jornal “The Wall Street Journal”.

Os investidores mantêm a preocupação com o atual surto de Covid-19 na China e com os dados da inflação nos EUA, que foram divulgados na última terça-feira (12).

Segue as principais bolsas asiáticas no fechamento:

-Nikkei (Japão), +1,93%
-Kospi (Coreia do Sul), +1,86%
-Hang Seng (Hong Kong), +0,26%
-Taiex (Taiwan), +1,83%
-Xangai SE (China), -0,82%

Bolsas Europeias

Os mercados europeus operam em estabilidade nesta quarta-feira (13). Os investidores seguem repercutindo os dados da inflação divulgados pelos EUA na última terça-feira (12). Os mais recentes resultados de exportações na China também chamam a atenção do mercado, o país asiático registrou crescimento de 14,7% nas exportações em março. 

O início da temporada de balanços corporativos, com a publicação dos resultados de grandes bancos dos EUA deixou o mercado na expectativa.

Os números positivos da inflação no Reino Unido e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia no Leste Europeu também impactaram a abertura dos mercados europeus.

Principais mercados europeus:

-DAX (Alemanha), -0,43%
-CAC 40 (França), +0,07%
-FTSE MIB (Itália), -0,02%
-FTSE 100 (Reino Unido), +0,19%

Notícias Corporativas

O Conselho de Administração da Embraer (EMBR3) aprovou a assinatura de contratos para a troca de resultados de fluxos financeiros futuros com liquidação financeira (Equity Swap) com o Banco Santander (SANB11), tendo por referência ações de emissão da empresa. De acordo com o jornal “Estado de S.Paulo”, a liquidação financeira ocorrerá no prazo máximo de 18 meses, a partir da data da última terça-feira (12). A operação deve ter 6,7 milhões de ações ordinárias.

Os acionistas da Petrobrás (PETR4) decidem nesta quarta-feira (13) se aprovam o nome de José Mauro Ferreira Coelho para a presidência da companhia.

A indicação será avaliada junto com a de Márcio Andrade Weber para a presidência do Conselho de Administração. Na última segunda-feira (11), o Comitê de Pessoas da Petrobrás, órgão que assessora o Conselho de Administração, deu o aval para a nomeação de Coelho.

Agenda

A temporada de balanços corporativos nos EUA começa nesta quarta-feira (13). JP Morgan e BlackRock divulgam os seus resultados. Washington também publica os dados do Índice de Preços ao Produtor (PPI) dos EUA.

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga os resultados das vendas do varejo restrito e ampliado no Brasil no mês de fevereiro.
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile