Os dados mais recentes do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) trouxeram uma surpresa altista na geração de empregos formais em janeiro. Os números acabaram reforçando que a desaceleração do mercado de trabalho e da atividade econômica deve ser lenta, mesmo com o grau de aperto monetário em vigor, segundo avaliaram economistas.
O Caged foi divulgado nesta quarta-feira (26) pelo Ministério do Trabalho e Emprego e apontou que o Brasil gerou 137.303 vagas com carteira assinada no primeiro mês de 2025. O resultado ficou bem acima da projeção do mercado, que estimava 51.508 vagas, com intervalo entre 20 mil e 175.692.
“O mercado de trabalho tem se mostrado resiliente. Os números indicam que a desaceleração da atividade econômica será lenta e não linear”, disse o Bradesco em relatório, de acordo com o Valor.
O banco também apontou que o resultado representa uma aceleração em relação ao desempenho mensal de dezembro de 2024, quando foram criadas 44 mil vagas, e também eleva a média móvel trimestral, de 63 mil para 85 mil.
Já a Genial Investimentos divulgou um relatório apontando que a razão entre os salários de admissão, uma métrica usada para medir o aperto no mercado de trabalho, cresceu 0,5 ponto percentual em relação a janeiro de 2024 e se encontra no patamar mais elevado desde janeiro de 2022. “Isso corrobora nossa percepção de que, apesar da política monetária contracionista, o mercado de trabalho segue robusto”, afirmou a casa.
Brasil abre 137 mil postos de trabalho em janeiro, aponta Caged
O Ministério do Trabalho e Emprego revelou, nesta quarta-feira (26), que em janeiro foram abertas 137.303 novas vagas formais com carteira assinada, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
A informação já havia sido antecipada pelo ministro Luiz Marinho, que, na segunda-feira (25), comentou sobre o resultado.
“Na quarta-feira desta semana nós vamos anunciar o Caged de janeiro. Saiba que o Caged de janeiro vem com mais de 100 mil empregos criados no mês de janeiro deste ano, começando o ano gerando emprego de qualidade, e vamos repetir o ano inteiro “ afirmou o ministro em evento em Rio Grande (RS).