Segundo nota do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a carga de energia no Brasil teve crescimento de 3,5% em julho, ante ao mesmo período do ano passado. Informe foi postado nesta quinta-feira (2) no site da instituição.
A carga do Sistema Interligado Nacional (SIN) chegou a 65.519MWmédio, de acordo com as informações do boletim mensal de carga do operador. Com relação a junho, houve uma variação negativa de 1,9%.
“Embora em ritmo menos acelerado do que o registrado nos meses anteriores, o percentual positivo permanece indicando a retomada da economia decorrente da diminuição das restrições de distanciamento social e o maior acesso da população à vacina”, disse o ONS.
O ONS ressaltou que a ocorrência de temperaturas amenas, inferiores às observadas em julho de 2020, contribuíram de forma contrária para o resultado da carga.
No acumulado dos últimos 12 meses, a carga do SIN apresentou uma variação positiva de 5,5%, em relação ao mesmo período de 2020, sendo as temperaturas amenas responsáveis por contribuir negativamente com 2% nesta variação.
O subsistema Norte se destacou e registrou demanda 8,7% maior, se comparado com o mesmo mês do ano passado, seguido bem de perto do Nordeste com 8,6%.
Já a região Sul apresentou incremento de 4,4%. No Sudeste/Centro-Oeste, a carga verificada foi 1% superior, ante aomesmo mês de 2020.