Carros seminovos e usados ficam 60% mais caros

Os veículos mais luxuosos, como o BMW X1, que chegou a ser negociado cerca de 60% acima do valor indicado.

Comprar automóveis está ficando cada vez mais caro, incluindo os modelos seminovos e usados, que estão sendo negociados num valor bem acima da tabela Fipe, como consta em levantamento realizado pela Carupi que trata de dados entre abril de 2020 e agosto deste ano.

A tabela Fipe é utilizada como parâmetro de preço para comercialização de veículos, mas os preços praticados podem variar de acordo com a região do país, cor, acessórios, conservação do carro, entre outros fatores.

Os veículos mais luxuosos, como o BMW X1, que chegou a ser negociado cerca de 60% acima da tabela Fipe, além de modelos mais populares como Fir, March e Spin saíram com os preços 40% maiores do indicado.

“As medidas restritivas para conter a covid-19 impactaram diversos setores, dentre eles o automotivo, quando ao menos 10 montadoras paralisaram suas produções, impactando e trazendo melhores oportunidades para o mercado de seminovos, já que os novos estavam em escassez”, declarou o diretor de comunicação da Carupi, Gustavo Braga, à Valor.

Entre os dez carros mais valorizados na revenda, o BMW X1 ficou em primeiro lugar, com o valor da revenda ficando 61,1% acima da tabela, o Honda Fit ficou em segundo, com valor 42,3% superior. Na sequência vem o Spin, da Chevrolet, avançando 42,1% e o Nissan March, subindo 40%.