Apesar do crescimento contínuo, a China não é o país com o maior número de bilionários do mundo. Ainda. Em 2021, a distância para os Estados Unidos diminuiu consideravelmente.Segundo dados divulgados pela Forbes recentemente, o país chinês saltou de 456, em 2020, para 698 bilionários, atrás apenas da nação americana, que atualmente tem 724 – 110 a mais do que no ano passado. Um crescimento de 53% da China contra 18% dos EUA.
A diferença entre as duas superpotências vem caindo ano a ano e, em 2021, Nova York perdeu o posto de cidade com mais bilionários para Pequim. O professor de economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Joelson Sampaio, citou o crescimento da China como principal motivo do nascimento de novos bilionários.
“De um modo geral, a China tem um crescimento muito superior aos Estados Unidos, e isso ajuda a entender um pouco essa encostada do país oriental do ocidental”, disse. Para Sampaio, no entanto, ainda vai demorar para a China ultrapassar os americanos nesse quesito. “Vai levar um tempo ainda, mas tem essa chance. Não diria no curto prazo porque em termos de Produto Interno Bruto (PIB), os EUA ainda têm uma vantagem considerável, então leva um certo tempo para compensar essa diferença. Algumas projeções apontam que, se o cenário não mudar, isso deve acontecer [a economia chinesa ultrapassar a americana] em 2030″. Atualmente, os EUA têm um PIB de US$ 22,4 trilhões e a China, US$ 16,1 trilhões, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI).