Caso a cidade do Rio de Janeiro continue com o mesmo ritmo de crescimento atual, a economia do município pode voltar ao mesmo patamar da pré-pandemia em setembro desse ano. A previsão foi publicado nesta segunda-feira (19) no Boletim Econômico do Rio de Janeiro pelo prefeito Eduardo Paes e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS), Chicão Bulhões. O diagnóstico contribui nas decisões e na elaboração de políticas públicas, segundo a prefeitura do Rio de Janeiro. As informações são da Agência Brasil.
O documento pontua que a aceleração da campanha de vacinação contra a covid-19 deve levar a um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) municipal de 2021 da ordem de 5%, depois da queda estimada de 5,6% no ano passado.
Outro situação apontada pelo documento foi a expansão do mercado de trabalho nos últimos meses. De janeiro a maio deste ano, foram gerados 16 mil empregos novos, dos quais a metade no mês de maio. A maior parte dos novos postos de trabalho ocorreu no setor de serviços, segmento da economia carioca que mais emprega pessoas, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
“Temos uma secretaria que busca atrair investimentos, para trazer para um balcão único todos os processos de licenciamento e facilitar a vida daqueles que desejam empreender na cidade do Rio. Como consequência, esperamos mais riqueza, investimentos e empregos sendo gerados”, afirmou o prefeito.