O Citi Brasil adaptou as estimativas para o Produto Interno Bruto (PIB), as projeções que antes eram de 1,8% desceram para 1,5% em 2022. No entanto, as expectativas para este ano permaneceram em 5,1%.
Segundo o relatório, os riscos de racionamento de energia estão aumentando e podem ser um fator agravante no aumento das projeções. “Os preços da energia já muito mais elevados apontam para um risco crescente de restrição ao crescimento econômico”, afirma a equipe.
De acordo com os economistas, esperam uma recuperação da atividade econômica limitada durante o segundo semestre deste ano. O Citi Brasil prevê uma alta de 0,2% para o PIB do terceiro trimestre, ante os três meses imediatamente anteriores, e de 0,4% entre outubro e dezembro.
“A materialização dessa dinâmica nos sugere que a recuperação econômica em curso será mais gradativa do que o mercado atualmente espera”, afirmou o banco.
Ainda de acordo com os economistas, a demanda agregada deve desacelerar de maneira constante, refletindo a política monetária contracionista, um mercado de crédito, provavelmente, mais restrito