Uma novidade começa a funcionar a partir desta quarta-feira (21) na indústria de cartões de crédito. O sistema Click to Pay é uma das maiores apostas do setor para impulsionar as compras virtuais. As transações feitas através da solução, que pretende ser um padrão, torna o pagamento com cartão mais rápido e seguro.
O anúncio foi feito pela Associação Brasileira de Cartões (Abecs), que está à frente da indústria dos métodos eletrônicos de pagamento. O Click to Pay dá ao consumidor a possibilidade de efetuar pagamentos no check-out de lojas online. Dessa forma, não é preciso digitar dados do cartão de crédito, débito ou pré-pago, a transação pode ser concluída em poucas etapas, segundo o InfoMoney.
Por enquanto, o Click to Pay só funciona com cartões de crédito, porém, logo serão adicionados os cartões de débito. A ferramenta é uma maneira de padronizar para o todo o mercado o que já era feito em algumas empresas de cartões, de formas diferentes.
Seguindo a sugestão do nome, a ferramenta é uma solução de pagamento no e-commerce, não excluindo as opções já existentes. Quando escolhem o sistema, os consumidores informam o email e passam por um processo de autenticação de 2 fatores.
Concluída a fase de confirmação, na própria loja virtual, o pagamento é finalizado, sem que o comprador tenha que inserir informações pessoais e dados do cartão, a exemplo de números, data de validade e código verificador. Isto porque todos esses dados já estarão na base do Click to Pay.
Outras informações sobre o Click to Pay
Até então, funcionários do Banco do Brasil (BBAS3) e do Bradesco (BDC4) já terão acesso automático à ferramenta. Em breve outros consumidores poderão fazer seu cadastro manual no sistema, conforme seu cronograma de expansão.
A partir da novidade todos os consumidores terão a mesma experiência de compra, sem interferência da bandeira do cartão. Segundo Nuno Lopes Alves, conselheiro da Abecs e responsável pela coordenação do projeto de padronização e expansão da modalidade na entidade, trata-se de uma evolução dos pagamentos na internet, pois une de maneira efetiva dois pilares da indústria de cartões: experiência e segurança.
“Todos ganham com este sistema. O consumidor tem uma experiência mais rápida, simples e segura, e o estabelecimento comercial pode converter mais vendas e coibir tentativas de fraude”, diz.