Com o final do ano se aproximando, é dada a largada da contagem regressiva para o início do verão. Junto com a alta temperatura, a estação também traz um forte aquecimento sobre a economia brasileira, já que o País é conhecido, dentre outras famas, pela vasta beleza natural e seu carnaval, duas reputações que podem ser melhor aproveitadas durante os dias de sol.
“Verão é um momento cultural muito forte para o brasileiro. O impacto de férias e festas aumentam o consumo e aquecem o mercado de forma geral, principalmente o setor de entretenimento e turismo. E como esses setores são muito vinculados ao A&B, melhoram o desempenho das companhias ligadas”, avalia Bruno Juby, da Agência Code.
Dentre as empresas que apresentam melhoras nos desempenhos durante os meses mais quentes do ano, o especialista destaca a Ambev, Coca-Cola, Neutrogena, Nivea, Latam, Azul, Gol, Fasano, Havaianas, Airbnb e Booking.
A colaboradora da Coca-Cola, Patricia Santos, destacou que a estação possui forte influência na busca pelos produtos da companhia. “Com a chegada do calor, é bem mais propício que as pessoas comecem a utilizar mais bebidas. Em geral, bebidas em consumo de forma gelada. A Coca-Cola é uma delas, inclusive ela está no ranking de uma das principais bebidas de consumo no quesito Brasil e no nível mundial. Hoje nós trabalhamos com grandes organismos na produção, justamente para esse período”, afirma em entrevista ao BP Money.
Carnaval fazendo a economia saltar
Apesar de todo o território nacional se beneficiar com a estação mais quente do ano, há algumas regiões que atraem mais visitas durante as férias de verão. Como é o caso das cidades do carnaval, Salvador e Rio de Janeiro. Enquanto de um lado o clima carnavalesco é celebrado com muito samba no pé e desfiles das escolas de samba, do outro, as avenidas são tomadas por foliões carinhosamente apelidados de “Um povo a mais de mil”.
O BP Money entrou em contato com Luciana Villas-Bôas, diretora executiva da Premium Entretenimento, produtora do Camarote Salvador, e Antônio Oliva, sucessor do Camarote Nº1, do Rio de Janeiro. Ambos camarotes afirmam que o verão é a estação mais quente para os resultados das empresas.
“É a estação do alto astral, da descontração, da alegria e em especial no Rio de Janeiro, todas esses sentimentos são potencializados. E se ainda considerarmos o Carnaval como sendo o mote principal para o Camarote Nº1, não tem como não dizer que a equação se torna perfeita para tudo que o evento proporciona”, afirmou o Camarote Nº1 localizado na cidade carioca.
Já o Camarote Salvador destaca que existe um boom muito grande de festas durante o verão, especialmente pelo recesso de fim e início de ano, além do clima da estação, que suscita alegria e celebração. “A Premium Entretenimento produz a maior festa de Carnaval do Brasil, por isso a estação tem tamanha importância para o nosso negócio”, afirmou o Camarote Salvador.
A diretora executiva, Luciana Villas-Bôas, ressaltou ainda que o Camarote Salvador é responsável por movimentar, em média, mais de R$ 95 milhões para a economia local da capital baiana durante o período carnavalesco.
Salvador promove lançamento do verão
Sem perder tempo com a alta estação, a Prefeitura de Salvador lançou nacionalmente para o mercado a programação do calendário local, na noite de quarta-feira (18), em um evento na Villa Blue Tree, em São Paulo.
Em entrevista ao Bahia Notícias, parceiro do BP Money, o gestor municipal, Bruno Reis, destacou as dificuldades dos desenvolvimentos de novos projetos e a importância da iniciativa privada “chegar junto”.
“A dificuldade é a participação da iniciativa privada. Viemos para São Paulo para fazer um fórum de negócios e investimentos, apresentar a Salvador e as suas potencialidades, apresentar os benefícios e as facilidades que nós oferecemos para quem quer investir na cidade, apresentar um conjunto de concessões que nós vamos fazer, inclusive, trazer para aqui para São Paulo o leilão na B3 que assinamos o contrato nesta noite [quarta-feira, 18]. Estamos estimulando a iniciativa privada para chegar junto para investir e com isso gerar crescimento econômico, oportunidades, gerar renda na nossa cidade”, declarou o prefeito.
Além de shows com grandes nomes da música baiana, como Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Xanddy Harmonia, Tony Salles, Márcio Victor, Olodum, Cortejo Afro, entre outros, o evento também contou com o fórum “Negócios & Investimentos”, que teve participação do prefeito Bruno Reis e do economista Ricardo Amorim.
“Gostei muito de ver a iniciativa e o objetivo da prefeitura de buscar expor Salvador fora de Salvador. Eles vieram a São Paulo, principal centro econômico do Brasil, para dar visibilidade a uma série de iniciativas econômicas que estão sendo feitas na cidade. Isso facilita que haja investimentos que serão necessários para que a cidade possa fazer o que ela quer e precisa”, afirmou Amorim em entrevista exclusiva ao BP Money.