O ministro da Economia Paulo Guedes afirmou na tarde desta quarta-feira (20) que o plano do governo, para além de apoio financeiro e social à população de baixa renda brasileira com o compromisso fiscal, é de que se execute com responsabilidade fiscal. “Precisamos mostrar que continuamos no caminho da consolidação fiscal”, disse o ministro.
A fala veio em pronunciamento em sobre o novo programa social que substitui o Bolsa familia, Auxílio Brasil, no qual Guedes declarou que nenhuma familia vai receber menos de R$ 400.
O chefe da pasta destacou que a implementação do novo programa será um grande desafio, mas que com planejamento será executado dentro das condições financeiras dos cofres publicos. “É um enorme esforço fiscal, e discutimos como fazer dentro da estrutura fiscal” e acrescentou “Temos série de restrições importantes para impedir crescimento de gastos”.
Para explicar a fonte que irá regar o novo auxilio, o chefe da pasta elucidou: “Precatorio + IR (Imposto de Renda) = bolsa dentro do teto”.