Dados da FGV

Confiança Empresarial cai 0,1 ponto em abril, para 94,1 pontos

O ICE reúne dados das sondagens na indústria, serviços, comércio e construção

Fonte: Freepick
Fonte: Freepick

O ICE (Índice de Confiança Empresarial) caiu 0,1 ponto em abril ante resultado de março. Os dados foram divulgados pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) nesta segunda-feira (05) com as estimativas agora em 94,1 pontos. Em médias móveis trimestrais houve diminuição de 0,3 ponto no mês.

O ICE reúne dados das sondagens na indústria, serviços, comércio e construção, segundo a FGV, o objetivo é que o ICE permita uma avaliação mais consistente sobre o ritmo da atividade econômica. De acordo com o pesquisador do FGV, Ibre Aloisio Campelo Jr, o resultado baseado em acomodação pode parecer ambíguo:

 “A relativa acomodação do ICE em abril ainda não pode ser interpretada como um sinal de interrupção da tendência da queda iniciada em janeiro, uma vez que o resultado pode ser inteiramente atribuído à alta da confiança do Comércio – um movimento que reflete uma correção após quedas muito fortes nos meses anteriores”, explicou.

O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) caiu 0,3 ponto em abril ante março, para 96,2 pontos. O resultado reverte a alta de março e indica patamar inferior à média do segundo semestre de 2024. Entre os indicadores que compõe o índice, o medir que aponta a satisfação atual dos negócios manteve-se estável nos 95,6 pontos.

Expectativas empresariais crescem

O IE-E (Índice de Expectativas Empresariais) cresceu 0,1 ponto em abril, atingindo 92,1 pontos e interrompendo uma sequência de queda que perdurava há cinco meses. Entre seus indicadores, o medidor que prevê a demanda prevista para os próximos três meses aumento para 92 pontos, alta de 4 pontos.

O indicador que capta as expectativas para a evolução dos negócios seis meses à frente caiu pelo terceiro mês consecutivo, 0,2 ponto, para 92,3 pontos. A coleta do Índice de Confiança Empresarial reuniu informações de empresas dos quatro setores entre os dias 1º e 24 de abril.