Confira agenda da última semana do ano

A agenda econômica global se despede da última semana do ano com um fluxo considerável.

A agenda econômica global se despede da última semana do ano com um fluxo considerável. Além de acompanhar com lupa o crescimento dos casos da variante Ômicron pelo mundo, os investidores estarão de olho em dados importantes para saber em que pé está a atividade econômica e a variação de preços, as duas principais preocupações do mercado.

Segunda-feira
No primeiro dia útil da semana o mercado tem sua atenção voltada para o relatório Focus, divulgado pelo Banco Central nesta manhã, que reúne as projeções do mercado para a economia brasileira. Adianta-se aqui que o relatório manteve sua projeção do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano contida em 4,50%. As reações do mercado em relação à divulgação devem reverberar com maior intensidade ao longo do dia. Acesse o link para compreender na íntegra.

No cenário externo está agendado a divulgação do Índice de manufatura do Federal Reserve (Fed) de Dallas de dezembro. Enquanto que no será divulgada a taxa de desemprego de novembro e a produção industrial de novembro.

Terça-feira
Na agenda nacional, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga a taxa de desemprego de outubro. No trimestre encerrado em setembro, o dado havia recuado para 12,6%, mas um batalhão de 13,5 milhões de pessoas ainda estavam em busca de uma ocupação.

A Confiança do consumidor de dezembro está agendada para ser divulgada. Já na agenda internacional, aguarda-se a divulgação do Índice de manufatura do Fed de Richmond e atualização sobre os estoques de petróleo, levantada pelo API.

Quarta-feira
Por aqui, o Tesouro Nacional publica o resultado primário do governo central (que considera Tesouro, Previdência Social e Banco Central) referente a novembro.

A agenda reserva ainda o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), que capta a variação dos preços de commodities e o efeito do câmbio na inflação. Um dos principais indicadores da inflação brasileira, o índice reduziu o ritmo de alta e ficou quase estável em novembro –o número do último mês do ano será acompanhado com atenção para saber se esse processo se manteve.

Fora do território nacional, está previsto a divulgação das vendas pendentes de imóveis de novembro, além do Departamento de Energia dos Estados Unidos publicar estoques de petróleo. 

Quinta-feira
No Brasil  sai a nota de política fiscal do Banco Central, com informações sobre o resultado primário em novembro.

Na agenda norte-americana será lançada a atualização do número de pedidos de auxílio desemprego nos Estados Unidos até 24 de dezembro. Por fim, no último dia útil da semana encurtada pelo feriado do Ano-Novo, será revelado a PMI de manufatura e serviços de dezembro, na China.