O índice do nível do setor de construção em fevereiro foi o melhor em 10 anos, de acordo com a Sondagem Indústria da Construção, divulgada na última segunda-feira (21) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O indicador caiu para 48,2 pontos, abaixo da linha dos 50 pontos (que sinaliza recuo da atividade), porém mesmo assim só ficou abaixo do de fevereiro de 2012 (49,4 pontos).
Sobre o Índice de Confiança do Empresário (ICEI) da indústria de construção, houve uma queda de 1,3 ponto, para 55,3 pontos. Mesmo com a baixa, as expectativas ainda assim são positivas, segundo a metodologia da CNI.
“Apesar do recuo, todos os indicadores de expectativas seguem historicamente elevados. A intenção de investimento para os próximos seis meses registrou o maior valor para o período desde 2014”, indica a CNI, que destaca confiança entre os empresários.
De acordo com o levantamento, o índice de intenção de investimento da indústria da construção subiu 1 ponto, para 44,6 pontos, estabelecendo o maior valor desde 2014 para o mês.
É esperado para os próximos seis meses uma alta do nível de atividade, do número de novos empreendimentos e serviços, da compra de insumos e do número de empregados.
Foram entrevistadas 395 empresas: 143 de pequeno porte, 172 de médio porte e 80 de grande porte, entre 3 e 11 de março.