No mês de janeiro, o consumo das famílias brasileiras teve alta de 1,23%, quando comparado com o mesmo mês de 2021, de acordo com levantamento divulgado nesta quinta-feira (10) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em relação a dezembro de 2021, o Índice Nacional de Consumo nos Lares Brasileiros teve queda de 21,22%. As informações são da Agência Brasil.
Segundo o vice-presidente Administrativo e Institucional da Abras, Marcio Milan, o crescimento abaixo das estimativas para o ano no primeiro mês acontece pela diferença de cenário. Milan lembrou que no início do ano passado, por conta das restrições para conter a pandemia causada pela covid-19, os supermercados representavam poucas formas de compra para diversos tipos de produtos. “O consumidor só conseguia se abastecer indo ao supermercado”, enfatizou. Em janeiro do ano passado, o consumo teve alta de 12%.
Para este ano, a estimativa da Abras é que o consumo das famílias cresça 2,8%. No entanto, para o vice-presidente, a guerra na Ucrânia traz incertezas. “A gente acredita em uma negociação, que esse caminho da paz vai chegar”, relatou ao comentar que, por enquanto, as previsões são otimistas em relação o conflito no leste europeu.
Até agora, os produtos com maior relevância já sofrem os impactos da guerra. Na pesquisa da Abras, o trigo já teve alta de 46,2% na cotação na Bolsa de Valores de Chicago (EUA). O milho teve elevação de 11,9% e a soja de 11%. Esses aumentos podem, segundo Milan, ter reflexos nos preços nos próximos meses.
“Esses aumentos dos custos de produção, decorrentes dos aumentos dos insumos no mercado interno e externo, somado a fatores como os preços dos combustíveis e da energia, tendem a serem repassados para o consumidor. Tudo vai depender dos níveis de estoque e do momento das compras de cada um”, explicou.