A venda de café no varejo brasileiro recuou 14% em novembro ante outubro, devido à elevação dos preços. As informações são da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). O valor nas gôndolas saltou, em média, 40% no período, desencadeando uma reação imediata do consumidor.
A retração é mais um sinal de uma mudança no comportamento do consumidor no Brasil, em que as pressões inflacionárias diminuem a demanda por todos os tipos de produtos.
O preço do café quase dobrou em Nova York neste ano, com a produção brasileira pressionada pelo clima e gargalos logísticos que afetam as entregas em todo o mundo.
“O consumidor começou a entender que o café estava com 40% de aumento no mês passado, é natural que tenha uma retração”, declara Celírio Inácio, diretor-executivo da Abic, de acordo com o Money Times. “Como existe um empobrecimento e uma forte alta da inflação geral, o consumidor teve uma primeira reação”.
A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegou ao seu maior nível em 18 anos em novembro.