Conta de luz deve apresentar maior estabilidade em 2022

Conta de luz ainda deve continuar subindo, mas agora em ritmo menor.

Os consumidores conseguirão sentir um alívio com a leve estabilização sob os preços da conta de luz para o próximo ano. A decisão do governo de limitar o uso de termoelétricas, somada a importação de energia de países vizinhos, pode evitar um impacto nas contas de luz dos brasileiros.

A possível desaceleração no aumento dos preços será possível com a redução do uso de das termoelétricas, que este ano houve necessidade de utilizar todas e, por consequência, fez o preço da energia disparar nos últimos meses. 

As previsões são de um cenário positivo para 2022, no qual o aumento de chuva nos próximos meses irá possibilitar a redução do uso de todas as térmicas. No entanto, a situação ainda requer cautela, já que não é possível indicar qual será o cenário dos reservatórios em 2022.

De acordo com o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, a preferência agora é acionar “das mais baratas para as mais caras”. Enquanto que o ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Edvaldo Santana, reitera a decisão e expica que  a redução da geração de energia mais cara diminui a taxa que mantém a estabilidade do sistema elétrico.

Santana também afirma que o impacto é no sentido de apenas amenizar o que os brasileiros estão pagando.“Isto só faz aumentar menos a conta de luz. Enquanto tiver encargo, tem custo para as tarifas, que pode ser maior ou menor”, disse.
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile