A reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), para definir a taxa básica de juros – Selic — ocorre nesta terça-feira (1ª). Pela primeira vez em cinco anos, os juros devem chegar aos dois dígitos. A reunião será dividida em duas partes, a primeira ocorrerá nesta manhã e a outra à tarde. Na quarta-feira (2), o Copom irá anunciar a sua decisão.
Com a elevação da inflação nos últimos meses, a estimativa das instituições financeiras é de que a Selic aumente de 9,25% para 10,75% ao ano, de acordo com dados do boletim Focus, pesquisa divulgada pelo BC.
Na ata da última reunião, o Copom sinalizou que a contínua elevação da Selic deve ser mantida no patamar de 1,5 ponto percentual, com política monetária mais apertada em meio a piora do índice de preços. Desde setembro, a taxa tem sido elevada nesse nível.
Principal elemento para controle da inflação, a constante alta da Selic, após seis anos sem ser elevada. No período entre julho de 2015 e outubro de 2016, a taxa foi mantida em 14,25%. Segundo o Investing, depois desse período, o Copom tornou a reduzir os juros básicos levando a taxa a 6,5% ao ano, em março de 2018.