Dados Econômicos

CPI de abril sobe 0,6% na zona do euro, dentro do esperado

Comparado ao índice de março (0,8%), o CPI mostrou queda, na base mensal

Foto: Pexels
Foto: Pexels

O CPI (Índice de Preço ao Consumidor) da zona do euro, para o mês de abril, subiu 0,6%, na base mensal. O número mostra queda comparado ao registro de março (0,8%), conforme dados divulgados pela Eurosat nesta terça-feira (30).

Os dados da inflação na zona do euro seguiram o enquadramento projetado pelo consenso de economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”. Ainda no mês de abril, o CPI chegou a 2,4% na base anual, o índice segue estável, relativo ao dado de março.

Enquanto isso, o núcleo do CPI – que não considera itens mais voláteis como alimentos, energia e tabaco – atingiu o 2,7% em abril, também na base anual. Ao passo que, na base mensal, o índice desacelerou, visto que em março chegou a 2,9%.

De acordo com a Eurosat, no quarto mês do ano, os serviços (+3,7%), alimentos, álcool e tabaco (+2,8%), os bens industriais não-energéticos (+0,9%) e a energia (-0,6%) foram os fatores que mais contribuíram para o CPI. 

CPI nos EUA foi de 0,4% em março, acima do esperado

O índice de preços ao consumidor (CPI) nos EUA registrou um aumento de 0,4% em março, mantendo a mesma taxa observada em fevereiro após ajustes sazonais, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (10), pelo Departamento do Trabalho dos EUA.

Em comparação com março do ano anterior, a inflação atingiu 3,5%, representando um aumento em relação aos 3,2% registrados no mês anterior.

O dado de março superou as expectativas, já que o consenso dos analistas da LSEG projetava uma variação de 0,3% na leitura mensal e uma inflação de 3,4% na base anual.

Em março, o núcleo da inflação, que exclui as variações de preços de alimentos e energia, registrou um aumento mensal de 0,4%, mantendo-se estável em relação a fevereiro.

Da mesma forma, o avanço anual nessa leitura foi de 3,8%, igual ao registrado no mês anterior.