Credit Suisse revisa projeção econômica com pessimismo

O banco suíço prevê uma contração econômica de 0,5% no Brasil em 2022.

O Credit Suisse divulgou nesta sexta-feira o retrocesso de suas expectativas sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil neste ano e no próximo, regressando suas estimativas sobre a atividade econômica agora em 0,5% em 2022, anteriormente projetada em 0,6%.

A estimativa sobre a expansão econômica foi agravada com queda de dois pontos, indo de  5,0% para 4,8%. Segundo o banco suíço a inflação deve continuar em patamares elevados.

“O resultado de hoje reforça o cenário de piora da atividade econômica que tem sido visto nos últimos meses”, escreveram em relatório Solange Srour, economista-chefe do banco no Brasil, e Lucas Vilela, economista.

A instituição financeira divulgou os dados mais pessimistas logo após a publicação dos dados revelarem que o setor de serviços brasileiro registrou queda inesperada de 0,6% no volume em setembro, interrompendo os cinco meses consecutivos de avanços.

“O atual nível de inflação deve permanecer elevado devido à alta inércia no país; o recente aperto das condições financeiras provavelmente não vai recuar, uma vez que a taxa de juros deve subir bem mais e a estrutura fiscal enfraqueceu recentemente; a incerteza em relação ao cenário político deve permanecer alta até a conclusão das eleições do ano que vem, e o cenário para mercados emergentes tem ficado mais desafiador (…)”, disseram os especialistas.