O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) informou nesta segunda-feira (27) que a taxa de desocupação recuou para 13,7% em junho, após registrar taxa de 15,1% em março deste ano. A pesquisa foi realizada a partir do desmembramento dos trimestres móveis da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conforme o Ipea, o estudo ainda mostra que a taxa de desocupação dessazonalizada em junho, de 13,8%, é a menor desde maio de 2020.
A pesquisa reportou também que as recentes contratações estão ocorrendo principalmente em setores que empregam mais mão de obra informal, como os segmentos de construção, agricultura e serviços domésticos, que tiveram avanço anual da população ocupada de 19,6%, 11,8% e 9%, respectivamente. Na comparação interanual, foi observado um crescimento de 16% dos empregados no setor privado sem carteira e 14,7% dos trabalhadores por conta própria.
Entretanto, o Ipea ressaltou que mesmo diante dos resultados positivos, alguns indicadores mostram que outras dimensões do mercado de trabalho nacional ainda seguem em patamares desfavoráveis.