Pix do amor

Dia dos Namorados deve movimentar R$ 23 bilhões no comércio 

A preferência pela modalidade de pagamento Pix superou cartão de débito, mas o pagamento à vista liderou

Foto: Pixabay/varejo
Foto: Pixabay/varejo

O Dia dos Namorados, além de ser uma data para celebrar o amor, também será um dia de movimentação no setor do varejo nacional. Uma pesquisa divulgada recentemente e realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviços de Proteção ao Crédito) apontou que a data deve movimentar R$ 23 bilhões no comércio.

Segundo o documento, o Dia dos Namorados deve levar cerca de 96 milhões de consumidores às compras. O número é um recuo de 3,8 milhões em relação ao apresentado no ano anterior. Dentre os entrevistados, 59% afirmaram querer presentear a pessoa amada.

Do total de pessoas que responderam à pesquisa, 56% dos consumidores declararam que devem comprar um único presente, enquanto 32% disseram pretender adquirir dois itens. Além disso, 13% dos participantes afirmaram que vão priorizar pagar as dívidas.

“A pesquisa aponta uma pequena queda no número de consumidores que deverão ir às compras no Dia dos Namorados este ano, em comparação com o ano passado. Apesar disso, a data é de grande importância para a economia, movimentando tanto o comércio quanto bares, restaurantes, hotéis e até mesmo viagens”, destacou em nota o presidente da CNDL, José César da Costa.

Preferência por Pix supera cartão de débito, mas pagamento à vista lidera

Segundo a pesquisa, a principal forma de pagamento será à vista (65%), ao passo que 33% dos entrevistados sinalizaram querer comprar parcelado.

Além disso, o levantamento apontou que 27% das pessoas irão preferir o pagamento via Pix, contra os 13% que preferirão débito e 31%, crédito.

Os presentes mais procurados são cosméticos, maquiagens e perfumes (39%), roupas (37%), calçados (24%), jantar (20%) e bombons e chocolates (18%).

“O Pix trouxe uma revolução para os pagamentos online, oferecendo uma experiência rápida, segura e conveniente para os consumidores. Com apenas alguns cliques, é possível realizar uma transação instantânea, sem a necessidade de inserir dados bancários repetidamente ou esperar por longos períodos de processamento”, declarou Alexander Frota, CEO da ABMEX – empresa de tecnologia financeira.

O CEO acrescentou que sua integração é sinérgica com as plataformas de e-commerce e isso proporciona uma experiência fluida para o consumidor.

Comerciantes acreditam que vendas do Dia dos Namorados de 2024 serão maiores que as de 2023

Já uma pesquisa publicada pelo Instituto Fecomercio, 65% dos comerciantes acreditam que as vendas serão maiores em 2024 do que em 2023. As expectativas para o crescimento das vendas são de 22,7%.

Em complemento ao dado, o levantamento da CNDL em conjunto com o SPC Brasil eapontou que 57% das pessoas vão preferir realizar as compras em lojas físicas.

“Sete em cada dez consumidores (67%) pretendem adquirir algum produto ou serviço para se preparar para o Dia dos Namorados, principalmente roupas (38%), perfumes, cosméticos e maquiagem (24%), lingeries e peças íntimas (20%), calçados (16%) e tratamentos estéticos (13%)”, diz a pesquisa da CNDL.