As vendas no Dia dos Namorados nos shoppings devem crescer 20% em relação a mesma data de 2021. O número também deve subir 8% na comparação com o mesmo período de 2019, anterior ao período de pandemia. As estimativas são da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).
As vendas devem movimentar R$ 4,2 bilhões durante os dias 6 e 12 de junho. De acordo com o órgão, os consumidores terão um gasto médio projeto de R$ 214 ou5,4% mais que no ano passado.
Segundo a Abrasce, a preferência dos homens será por perfumaria e cosméticos (95%), joalheria (80%) e vestuário (79%). No lado das mulheres, os destaques principais são de itens de vestuário (95%), artigos esportivos (68%) e calçados (68%).
Em relação ao fluxo de pessoas, 75% dos shoppings que participaram da pesquisa acreditam que o número de visitantes será igual ou maior que em 2019. A vacinação em massa no Brasil e a desobrigação de uso de máscaras fez com que o nível de confiança das pessoas para saírem de casa aumentasse.
Dia dos Namorados: brasileiros vão investir mais em 2022 do que em 2021
De acordo com uma pesquisa feita pela empresa NielsenIQ, que foi divulgada no final do mês de maio , os brasileiros pretendem investir mais em presentes para o Dia dos Namorados em 2022 do que em 2021.
A expectativa é que, por pessoa, o valor gasto seja de R$ 481, contra R$ 276 em 2021, aumento de 74%. Este é o maior ticket médio desde o início da série histórica do estudo, que começou em 2001. Antes da pandemia, o valor registrado era de R$ 400.
“Mesmo com a taxa de desemprego ainda se mantendo em níveis elevados, a intenção de compra dos presentes teve um aumento, como uma significativa alta no ticket médio no país”, afirma o head da NielsenIQ, Marcelo Osanai em entrevista à “CNN”.
Segundo a pesquisa, os homens representam a maior parcela de brasileiros que vão comprar presentes no Dia dos Namorados. Seis em cada dez pessoas que vão as compras são do sexo masculino e tem entre 35 e 49 anos.