O dólar apresentou queda e ficou com câmbio abaixo dos R$ 5, na manhã desta quarta-feira (12), após a divulgação dos dados da inflação dos EUA. Por volta das 10h40 (horário de Brasília), a moeda norte-americana recuava 1,27%, a R$ 4,94.
Após a divulgação do índice de março, a maioria das divisas da cesta de 33 moedas acompanhadas pelo Valor avançavam frente ao dólar. O CPI abaixo do esperado amplia as apostas de que o Fed vai reduzir o aperto monetário para combater a inflação.
Inflação nos EUA sobe 0,1% em março, abaixo do esperado
O CPI (índice de preços ao consumidor) nos EUA subiu 0,1% em março na comparação com fevereiro, após alta de 0,4% no mês anterior, segundo dados com divulgados nesta quarta-feira (12), pelo DOL (sigla inglês do Departamento do Trabalho dos EUA). A inflação atingiu 5,0% no acumulado em 12 meses.
Os números ficaram abaixo do que era esperado pelos especialistas. O consenso Refinitiv tinha a expectativa de alta de 0,2% em março na comparação com fevereiro. A projeção para 12 meses era de 5,2%.
O núcleo da inflação, que desconsidera as variações de alimentos e energia, subiu 0,4% no mês e 5,6% nos últimos 12 meses.
O índice de habitação apresentou a maior contribuição para a inflação mensal, com alta de 0,6% ante fevereiro e de 8,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. O número compensou a queda do índice de energia, que caiu 3,5% em março na comparação com março de 2022 e 6,4% na relação com o ano anterior.
O índice de alimentos, por sua vez, se manteve estável (0,0%) em março, mas ainda mostrou alta de 8,5% em relação a março do ano passado.