IPO é a sigla em inglês para “initial public offering”, ou “oferta pública inicial” em português. Simboliza a primeira vez que uma empresa receberá novos sócios, realizando uma oferta de ações ao mercado. Com isso, passa a ser uma companhia de capital aberto com papéis negociados no pregão da Bolsa de Valores.
O comum é que empresas mais maduras façam um IPO, pois contam com um estágio de maturidade mais estabelecido em relação aos seus negócios. Historicamente, essas são operações bastante grandes no Brasil, chegando a atingir dezenas de bilhões de reais.
Apesar da oferta pública inicial ser um processo complexo e muitas vezes caro, ela envolve uma mudança de mentalidade na gestão da companhia. Os principais pontos positivos são: acesso a capital, maior liquidez e uma imagem mais transparente perante os investidores.
Para quem pensa no IPO como uma chance de se tornar sócio de uma empresa e crescer junto com ela, é preciso considerar alguns aspectos. Normalmente, não se possui um histórico longo de informações de uma empresa que está abrindo o capital, justamente porque ela é nova no mercado. O regramento sobre ofertas públicas estabelece a necessidade de apresentar informações sobre os três últimos anos, o que pode dificultar saber como a empresa reage em períodos econômicos distintos.
Por isso, é preciso buscar entender e alinhar o nível de risco com o nível de ganho, se é mais interessante continuar investindo em ações que já estão na bolsa -“mais seguras”- ou ações que estão estreando na B3. Porém, infelizmente, a falta de educação financeira no Brasil restringe os investidores iniciantes, que sem a informação adequada acaba aplicando sem conhecer quais são suas melhores opções e como identificar potenciais aberturas de capitais.
Como é considerado um dos processos mais básicos no cenário econômico, quem deseja iniciar sua jornada no mercado financeiro precisa entender como funciona um IPO.
Pensando nisso, a BP Money lançou, em parceria com o TC, um ebook desmistificando todos os pontos ligados ao processo de oferta pública de ações de uma maneira simples e de fácil entendimento. O objetivo é fazer com que o leitor saiba quais são as melhores empresas para investir – listadas na bolsa de valores brasileira – e conheça a subversão de preço.
Ficou interessado? Não perca tempo, as vagas são limitadas! Clique aqui e comece a mudar o rumo da sua vida financeira.