'É impossível a qualquer BC segurar expectativas com fiscal descontrolado', diz Campos Neto

Analistas do mercado preveem o avanço da inflação a 7% em 2021

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, declarou nesta sexta-feira (13) que é impossível para qualquer banco central do mundo realizar um trabalho de segurar as expectativas de inflação diante de um ambiente fiscal descontrolado. Segundo o Estadão, Campos Neto se refere ao aumento de gastos do governo e às propostas encaminhadas ao Congresso no início da última semana.

Durante participação no 4º Encontro Folha Business, em Vitória (ES), o presidente do BC disse que algumas notícias, como o tema do precatório, geraram um “ruído” no mundo financeiro. “De uns tempos para cá, com algumas notícias como o tema do precatório, o tema de qual vai ser o novo programa Bolsa Família, incentivos para setores específicos, esses temas geraram um ruído no mundo financeiro”, falou. 

“É impossível para qualquer banco central do mundo fazer um trabalho de segurar as expectativas (de inflação) com o fiscal descontrolado”, afirmou ainda.

Analistas do mercado preveem o avanço da inflação a 7% em 2021, número acima do teto da meta que o Banco Central deveria perseguir, de 5,25%. Neste ano, o centro da meta é de 3,75%.