Economia do Reino Unido cresce 0,4% em agosto

O crescimento foi menor que o esperado devido ao maior controle de gastos por parte dos consumidores.

A economia do Reino Unido desacelerou em agosto, como foi divulgado nesta quarta-feira pelo Escritório de Estatística do país. O seu Produto Interno Bruto (PIB) avançou 0,4% no mês.

O crescimento foi menor que o esperado, devido ao maior controle de gastos por parte dos consumidores, em meio a dúvidas sobre o retorno da produção ao nível pré-pandemia em 2021.

Os dados destacam que a Grã-Bretanha está sendo pressionada pelo avanço nos custos dos produtos e a escassez de suprimentos. O que pode levar o Banco da Inglaterra a adiar a elevação das taxas de juros, que os mercados esperam que ocorra ainda este ano.  

“A perspectiva de aumento de custos, novas interrupções e uma potencial onda de casos da covid no inverno podem ameaçar uma recuperação econômica frágil”, declarou a economista-chefe da KPMG no Reino Unido, Yael Selfin.

Em setembro será necessário um crescimento de 2% no terceiro trimestre para cumprir a meta de 2,1% do Banco da Inglaterra. De acordo com o Valor, é pouco provável que ocorra esse crescimento, o que significa que a economia permanecerá inferior aos níveis pré-pandemia até 2022.