Após tarifaço

Elon Musk diz esperar 'tarifa zero' entre EUA e Europa

“Se as pessoas quiserem trabalhar na Europa ou na América do Norte, elas devem ter permissão para fazê-lo, na minha opinião”, disse Musk

Elon Musk
Elon Musk / Foto: Divulgação

Elon Musk disse neste sábado (5) que espera ver uma total liberdade de comércio entre os EUA e a Europa no futuro. A declaração do bilionário membro do governo norte-americano vem dias depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou tarifas sobre parceiros comerciais.

“No final do dia, espero que se concorde que tanto a Europa quanto os EUA devem se mover idealmente, na minha opinião, para uma situação de tarifa zero, criando efetivamente uma zona de livre comércio entre a Europa e a América do Norte”, disse Musk em um congresso em Florença do partido de direita e go-governante da Itáliada, o chamado Partido da Liga.

Conforme os planos anunciados por Trump na quarta-feira (2), a Itália, que tem um grande superávit comercial com os EUA, estará sujeita a uma tarifa geral de 20%, juntamente com outros países da União Europeia.

Musk prosseguiu sua participação no congresso da Liga expressando, repetidamente, seu apoio a partidos de direita em toda a Europa, disse que também espera ver maior liberdade de movimento entre a Europa e os EUA.

“Se as pessoas quiserem trabalhar na Europa ou na América do Norte, elas devem ter permissão para fazê-lo, na minha opinião”, disse Musk. 

O bilionário dono da Tesla, do X e da Starlink também acrescentou que “certamente foi meu conselho para o presidente”.

Musk, que no passado foi próximo da primeira-ministra direitista da Itália, Giorgia Meloni, e de seu partido Brothers of Italy, também demonstrou apoio à Liga de Salvini. Ambos os grupos têm uma agenda de extrema-direita baseada na repressão à imigração irregular.

Trump pode retirar Musk do governo nas próximas semanas

O bilionário Elon Musk pode ser retirado do governo dos EUA pelo presidente Donald Trump na próxima semana, segundo o site americano “Politico”. Depois de apoiar a campanha do republicano, o empresário assumiu a liderança do Doge (Departamento de Eficiência Governamental), encarregado de reduzir os custos e o tamanho do Estado.

Segundo o jornal, Trump estaria satisfeito com o trabalho de Musk no Departamento, no entanto, ambos teriam decidido que seria o momento para que o bilionário voltasse a focar em seus negócios, como a montadora Tesla e a empresa de exploração espacial SpaceX.

Os membros do gabinete de Trump já estariam cientes da decisão, porém, não há uma data definida para tal. 

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse hoje que Musk deixará o serviço público “quando seu trabalho no Doge estiver completo”, segundo o “Valor”.

Apesar de deixar o governo, há a expectativa de que Musk assuma um papel informal como conselheiro da Casa Branca e que não deixe de frequentar o círculo íntimo do governo, segundo o “Politico”.