A fabricante de aviões Embraer (EMBR3) entregou, no segundo trimestre deste ano, 32 jatos, sendo onze comerciais e 21 executivos (12 leves e nove médios). Assim, a empresa chega a marca de 46 aeronaves entregues no ano (17 comerciais e 29 executivas), conforme divulgado pela companhia nesta segunda-feira (25).
Impulsionada por novas vendas de aeronaves e serviços, a carteira de pedidos firmes da Embraer encerrou o 2T22 em seu maior nível desde o segundo semestre de 2018, com US$ 17,8 bilhões. Quando comparado aos US$ 15,9 bilhões registrados no mesmo período de 2021, o crescimento foi de 12%.
No período, a Embraer recebeu na família de operadores de E-Jets a Sky High, da República Dominicana, que vai operar dois jatos E190 de primeira geração. As aeronaves serão cobertas pelo Programa Pool, cujo contrato foi anunciado pela Embraer Serviços & Suporte.
Ainda segundo comunicado, a companhia assinou, em junho, um pedido firme para conversão de até 10 E-Jets em aeronaves cargueiras com um cliente “não-divulgado”. As aeronaves virão da frota do cliente, com entregas previstas a partir de 2024. De acordo com a empresa, este é o primeiro contrato firme para a conversão de E-Jets, sendo o segundo acordo para este tipo de operação. Já em outro contrato, anunciado em maio, Embraer e Nordic Aviation Capital (NAC) acordaram até 10 posições de conversão para os jatos E190F/E195F.
Ainda no segundo semestre deste ano, a Embraer Defesa & Segurança entregou o último caça modernizado AF-1 para a Marinha do Brasil. No mercado de aviação executiva, os resultados confirmam o posicionamento sólido da Embraer nos segmentos de jatos leves e médios, com aumento da demanda.
Embraer já havia anunciado venda de 20 jatos
Na última semana, a Embraer Aviação Comercial anunciou a venda de 20 unidades do jato E195-E2 para a canadense Porter Airlines, que serão incluídos na carteira de pedidos firmes do terceiro trimestre de 2022. Agora, a companhia aérea com sede em Toronto passa a ter 50 pedidos firmes e 50 direitos de compra para o modelo E195-E2. Além disso, a Embraer anunciou um pedido firme da Alaska Air Group para oito jatos E175 – que já constam no valor da carteira de pedidos do 2T22 – além de 13 direitos de compra.
A Embraer Serviços & Suporte anunciou um contrato de renovação e expansão com a LOT Polish Airlines para o Programa Pool. O acordo de longo prazo cobrirá um total de 44 E-Jets. Ainda, a NAC anunciou um memorando de entendimento para a companhia aérea queniana Astral Aviation realizar a conversão das duas primeiras aeronaves cargueiras do modelo E190F.
Além disso, com o intuito de ampliar a atuação das empresas no mercado global de defesa, a Embraer Defesa & Segurança celebrou acordos de cooperação com a BAE Systems por meio de dois memorandos de entendimento. O primeiro é voltado para promover o C-390 nos mercados do Oriente Médio (inicialmente no Reino da Arábia Saudita) e o outro confirma a intenção de criar uma joint venture para desenvolver uma variante de defesa do veículo elétrico de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL) da Eve.