O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, se juntou ao governador Sahap Kavcioglu em uma reunião após queda da lira na em um recorde de baixa contra o dólar. A moeda turca caiu até 1,1% por dólar.
O encontro nesta quarta-feira à noite (13) resultou na demissão de três membros da comissão de fixação das taxas de juro do banco central durante um decreto. O presidente turco despediu os vice-governadores Semih Tumen e Ugur Namik Kucuk e o membro do Comité de Política Monetária (MPC) Abdullah Yavas.
Erdorgan nomeou Taha Cakmak como vice-governador e Yusuf Tuna como membro do MPC. As alterações seguem acontecendo durante a discussão sobre mudanças no comitê. As mudanças foram para eliminar a comissão de membros que discordaram dos apelos de Erdogan para continuar a reduzir as taxas de juro.
O presidente se descreveu-se como um “inimigo” das taxas de juro defendendo uma teoria não convencional de que a redução das taxas de juro levará a uma inflação mais baixa. A taxa de inflação foi de 19,6% em setembro, quando Kavcioglu baixou a taxa de juro de referência em 100 pontos base para 18%.