As perspectivas de executivos do comércio estão diminuindo com os efeitos das tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump. Apesar da importação de containers pelo país apresentar nova alta de 11% em março, a expectativa é de redução no marcador até o fim de 2025.
A importação de containers nos portos marítimos dos EUA totalizou 2.380.674 unidades, segundo o provedor de tecnologia Descartes nesta quinta-feira (10). A China foi responsável por quase um terço das importações no mês de março, que contou com um aumento de 9,4% na comparação anual para o mês.
Carregamentos antecipados por importadores para evitar as tarifas permitiu que os ganhos mensais permanecessem. Ainda assim, o comércio com China, principal parceiro comercial dos EUA está diminuindo. O volume de transações reduziu 12,6% de fevereiro a março após Trump anunciar uma tarifa de 10%.
“As cadeias de suprimentos globais estão enfrentando desafios significativos, em particular devido à volatilidade associada ao aumento das tarifas dos EUA e às medidas de retaliação dos principais parceiros comerciais”, disse Jackson Wood, diretor de estratégia industrial da Descartes. As informações são do portal InfoMoney.
Impacto nas Importações e Perspectivas Futuras
Importações tendem a cair ainda mais
Gene Seroka, diretor executivo do porto marítimo mais movimentado dos EUA e uma importante porta de entrada para as importações da China, juntou-se a um coro de executivos que alertaram que a guerra comercial dos EUA poderia sufocar as importações.
“Embora o Porto de Los Angeles tenha registrado um aumento no volume de carga nos últimos meses, com os importadores se antecipando às tarifas, o volume pode cair 10% ou mais no segundo semestre deste ano em comparação com 2024”, disse Seroka.
Alertas e Previsões do Mercado
Com o ultimo anúncio de aumentos nas tarifas a China para 125% nesta quarta-feira (9), investidores ligaram o alerta e grandes bancos apontam para risco de recessão no país.
Momentos antes desses ajustes, a National Retail Federation (NRF) e a Hackett Associates previram que o volume de carga de importação em contêineres cairia pelo menos 20% em relação ao ano anterior no segundo semestre de 2025.