Aprender como investir e poupar é indispensável para qualquer pessoa que deseje ter uma boa relação com seu dinheiro, porém educação financeira vai muito além de aprender a economizar, cortar gastos sem necessidade, e acumular quantias.
A partir do momento em que se torna educado financeiramente, o cidadão começa a buscar uma qualidade de vida melhor, além de proporcionar a segurança material e obter uma garantia para eventuais imprevistos.
O Brasil, infelizmente, não é um exemplo no que diz respeito à educação dos brasileiros sobre o mundo dos negócios, principalmente quando comparado a países desenvolvidos. A cultura conservadora do país criou uma “cisma” com opções que divergem da poupança, fazendo com que apenas 3% da população invista em ações, enquanto em países como Estados Unidos e Japão esse nível chega a 55% e 45%, respectivamente.
E qual brasileiro não deseja ter conforto e estabilidade financeira? A proposta de uma vida sem tantas preocupações com boletos e dívidas é o sonho de consumo de muitos, entretanto essa vontade pode se tornar realidade com simples passos. Poupar e investir são princípios básicos para quem deseja possuir uma relação mais saudável com o próprio dinheiro.
Atualmente, saber como guardar e aplicar sua renda é tão relevante quanto ganhá-la. Um dos maiores benefícios do controle financeiro é o equilíbrio. Ao aprender como economizar — por meio da análise de custos bancários, estudo de melhores investimentos, avaliação de taxas de juros etc. —, você consegue tomar decisões inteligentes sobre a aplicação do seu dinheiro e as formas de adquirir bens valorizados e duráveis.
Sabemos que, por mais que investir não seja um processo difícil, iniciar algo novo sempre apresenta desafios. Além do mais, a falta de conhecimento sobre o mundo dos negócios pode ser outra barreira para aqueles que desejam criar uma relação madura com o próprio dinheiro.
Pensando nisso, a BP Money está disponibilizando uma planilha para te ajudar na organização das suas finanças e no controle dos seus gastos. Dessa forma ficará mais fácil visualizar o quanto é gasto com cada coisa, quais são suas prioridades e quanto pode ser revertido em investimentos. Ficou interessado em mudar o rumo da sua vida financeira? Clique aqui e se inscreva para ter acesso a planilha!