Oferecer algo sem custos continua a ser uma estratégia eficaz para captar a atenção dos consumidores em diversos setores. O fato do consumidor poder experimentar algo sem custos aumenta as chances de que, caso goste do produto ou serviço, compre-o.
Num mundo competitivo, os vários setores precisam de acompanhar as tendências e empregar técnicas de marketing que funcionem em conversão de vendas. Uma das estratégias que têm se mostrado eficaz é o poder do grátis. A oferta de algo antes, durante ou após a compra torna a relação do cliente com a marca mais forte e duradoura.
A psicologia que se esconde no “Grátis”
A possibilidade de receber algo ativo no cérebro dos consumidores gera uma sensação de emoção e interesse naquele produto. O chamado efeito do preço zero é uma estratégia que pode ser usada para cativar novos clientes, mas também para fidelizar, para que determinada marca continue a ser associada a uma experiência positiva.
Todos nós já enfrentamos essa situação — uma marca que lança amostras para o seu público-alvo, outra que quer se manter no topo das vendas e se associa a outra para oferecer um brinde, ou até mesmo alguém que está na porta de uma loja oferecendo a oportunidade de experimentar um novo perfume.
Estas situações ilustram a estratégia do grátis. Promoções como leve 2 pague 1 são igualmente incluídas aqui, já que dão a sensação ao comprador de estar adquirindo mais por um preço inferior. Na verdade, isto pode até levar a que o consumidor acabe por comprar bem mais do que inicialmente havia previsto.
O grátis é válido no Mundo Digital
Todos estes exemplos são igualmente válidos para o comércio online, adaptando o contexto. Pode ser, por exemplo, na oferta de portes, na colocação de amostras grátis na encomenda, ou até de um bilhete de agradecimento como um presente por ter adquirido um produto em determinada loja.
As ofertas gratuitas são bastante atraentes do ponto de vista das marcas, uma vez que, na sua maioria, não exigem custos elevados, mas têm um impacto significativo no consumidor.
Plataformas como a Netflix ou o Spotify podem oferecer períodos gratuitos para o usuário experimentar o serviço. A procura pelo serviço é grande, uma vez que o cliente demonstra vontade de continuar a assistir aos seus conteúdos favoritos. É importante, é claro, que os conteúdos oferecidos sejam mais interessantes que os da concorrência, o que exige por parte das plataformas uma entrega constante de novos conteúdos aos seus usuários.
Outro setor que adota muito esta estratégia é a dos jogos online, nomeadamente a dos cassinos. Na maioria das vezes, isto funciona através da oferta de jogos grátis como uma forma de atrair novos jogadores, em forma de bônus de registro, ou simplesmente pela oportunidade de jogar em modo de demonstração. Os clientes que vão gostar de um jogo vão querer sentir a emoção de poderem ganhar dinheiro, testando a sua sorte. Dessa forma, é grande a probabilidade de se registrarem e experimentarem os jogos de cassino com dinheiro real, pois somente assim terão a chance de ganhar dinheiro.
Mesmo que inicialmente o cliente entre no site sem a intenção de fazer um depósito, a sensação de estar jogando sem riscos pode não ser suficiente para criar adrenalina e imersividade que só um jogo a dinheiro pode oferecer.
A importância de ofertas grátis para aumentar a fidelidade
Oferecer algo é também uma excelente estratégia de fidelização de clientes. Importante não esquecer que manter um consumidor fidelizado é mais complexo do que captar novos clientes. As marcas que mantêm um relacionamento próximo e leal com seus clientes têm uma relação mais próxima e duradoura.
Muitas empresas oferecem programas de fidelidade, muito comuns nos cassinos online, ou lojas online em que, após determinado número de encomendas, ganha um desconto extra, ou um cartão cliente em que pode acumular pontos em troca de recompensas.
A marca oferece produtos grátis, mesmo que pequenos, criando uma experiência positiva para o consumidor.
Estratégias simples podem ser eficazes
Atrair clientes não necessita ser algo complicado. Por meio de estratégias simples, como amostras, promoções ou jogos grátis, a conversão em vendas ou em fidelização pode aumentar exponencialmente.
Numa era globalizada onde a concorrência é global, todas as estratégias são válidas para cativar o consumidor.