O presidente do Fed (Federal Reserve) de Atlanta, Raphael Bostic, declarou nesta quinta-feira (27) que prevê somente um corte de juros em 2024. Mas ele aponta que no próximo ano o Fed deverá cortar os juros pelo menos quatro vezes nos EUA. São previstos cortes de 0,25 p.p (ponto percentual).
Segundo o diretor, os preços de moradia e de serviços nos EUA têm desacelerado de forma mais lenta que o esperado. “Isso acontece porque o maior fator de custo nos preços dos serviços é geralmente o trabalho, e os salários não tendem a evoluir tão rapidamente como os preços”, declarou em nota pública no site do Fed de Atlanta. As informações são do “Valor”.
Contudo, a autoridade ponderou que, ultimamente, contatos nas indústrias de serviços têm dito a ele que o poder de compra está reduzindo, o que significa que estão com dificuldades em elevar os preços sem assustar os consumidores.
PIB dos EUA é revisado para cima, a um crescimento de 1,4%
O PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA cresceu 1,4% no primeiro trimestre de 2024 ante o trimestre anterior, informou o Departamento do Comércio nesta quinta-feira (27).
O resultado é maior do que a estimava oficial anterior e do que o esperado pelo consenso LSEG de analistas, que previam uma alta de 1,3%.
A revisão para cima refletiu, principalmente, uma projeção para baixo das importações, que são uma subtração no cálculo do PIB, e revisões para cima do investimento fixo não residencial, além gastos do governo.
Estas revisões foram parcialmente compensadas por uma projeção em baixa dos gastos dos consumidores.
Em comparação ao 4TRI23, a desaceleração refletiu a menor pujança nos gastos do consumidor, além das exportações e gastos dos governos federal, estaduais e municipais.
Esses movimentos foram parcialmente compensados por uma aceleração no investimento fixo residencial. As importações, por outro lado, aceleraram.