Em linha com o esperado

EUA: CPI, inflação ao consumidor dos EUA, sobe 0,2% em outubro

Na comparação anual, o CPI subiu 2,6% em outubro

Foto: Freepik
Foto: Freepik

O CPI (índice de preços ao consumidor) dos EUA registrou um aumento de 0,2% em outubro em relação a setembro, mantendo a mesma variação observada no mês anterior, conforme os dados ajustados sazonalmente divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Departamento do Trabalho dos EUA.

Os números ficaram dentro das expectativas do mercado, já que o consenso de analistas da LSEG apontava uma alta de 0,2% para o indicador mensal.

Na comparação anual, o CPI subiu 2,6% em outubro.

Powell: eleições dos EUA não impactam decisões do Fed

Na avaliação do presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell, afirmou nesta quinta-feira (7) que, por enquanto, as escolhas políticas do banco central norte-americano não estão considerando o resultado da eleição dos EUA.

“No curto prazo, a eleição não terá efeitos em nossas decisões políticas”, disse Powell durante uma coletiva de imprensa após uma reunião do Fed.

A autoridade monetária norte-americana decidiu por unanimidade reduzir suas taxas de juros em 0,25 ponto percentual, para a banda de 4,5% a 4,75%.

“Não adivinhamos, especulamos e não assumimos” quais serão as futuras escolhas de políticas governamentais, disse Powell, segundo a “CNN Brasil”.

A expectativa, após a vitória do ex-presidente Donald Trump, é que as novas políticas governamentais provavelmente devem expandir os déficits e pressionar a inflação para cima.

Além disso, ao longo do ano Trump fez declarações indicando que poderia tentar intervir nas decisões do Fed.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile