Em fevereiro, os EUA registraram a criação de 140 mil novas vagas no setor privado, conforme indicado pelo Relatório Nacional de Emprego ADP, elaborado pelo ADP Research Institute em colaboração com o Stanford Digital Economy Lab.
Isso ficou aquém das expectativas do consenso de analistas da LSEG, que previam um aumento de 150 mil novos empregos.
Em fevereiro, houve um acréscimo de 110 mil empregos no setor de serviços e de 30 mil no setor industrial. No mês de fevereiro, houve um aumento nos ganhos salariais para aqueles que mudaram de emprego, atingindo 7,6%, em comparação com 7,2% no mês anterior. Este foi o primeiro aumento registrado desde novembro de 2022.
Por outro lado, os ganhos salariais para os trabalhadores que permaneceram no mesmo emprego continuaram a desacelerar, alcançando 5,1%, o menor aumento desde agosto de 2021.
PMI dos EUA recua em serviços, mas índice composto avança
A divulgação de dados econômicos segue no radar do mercado. O PMI dos EUA (índice de gerentes de compras em inglês), focado na área de serviços, recuou entre janeiro e fevereiro, de 52,5 a 52,3 pontos. A leitura foi divulgada pela S&P Global, nesta terça-feira (5).
Mesmo diante da queda, o PMI dos EUA foi além do esperado pelos analistas consultados pelo The Wall Street Journal. A equipe estimava uma pontuação em 51,3. De acordo com o Valor Econômico, o PMI Composto do país, que une setores de serviços e indústria, cresceu e chegou a 52,5 pontos, frente aos 52,0 pontos anteriores.
Nesse cenário, os indicadores ainda apontam para uma expansão da atividade economica dos EUA. Para o economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence, Chris Williamson, os setores de produção de bens e serviços nos EUA vivem o maior ritmo de crescimento desde junho de 2023.